Desabamentos de imóveis deixaram vítimas em Petrópolis e Teresópolis, na Região Serrana. Na Baixada Fluminense, um homem morreu afogado. Na região dos Lagos, raio matou ambulante em praia de Arraial do Cabo. Temporais deixam 7 mortos no estado do Rio
O número de mortes pela chuva no Estado do Rio de Janeiro subiu para 8 na tarde deste sábado (23), segundo o Comitê de Chuvas do Estado.
O estado enfrenta chuvas volumosas desde sexta-feira (22), em razão de uma frente fria, assim como outras áreas do Sudeste – no Sul do Espírito Santo, os temporais causaram alagamentos e até um caminhão de bombeiro foi arrastado pelas chuvas (veja vídeo).
AO VIVO: Acompanhe as últimas notícias das chuvas no RJ
Local das buscas onde quatro pessoas morreram soterradas no bairro Independência, em Petrópolis, na Região Serrana.
Alexandre Kapiche/g1
As mortes no Rio de janeiro ocorreram principalmente na Região Serrana. Em Petrópolis, um desabamento de uma casa no bairro Independência, ocorrido na sexta, matou 4 pessoas.
As vítimas são da mesma família: Lukas Willian da Silva Lima Justino, de 9 anos; Beatriz da Silva Lima, 25 anos; Douglas José de Souza da Silva, 24 anos; e Maria Lucia Casemiro Lima, 66 anos.
Na manhã deste sábado, uma criança de 4 anos foi resgatada com vida após 15 horas sob os escombros.
A menina foi salva pelo pai, Douglas, que, segundo testemunhas, usou o corpo como escudo para proteger a filha.
“Meu filho foi um guerreiro, ficou esse tempo todo…e salvou a filhinha dele. Você imagina, né, a dor que é pra pessoa perder um filho. Dói muito”, disse o pai do jovem, Roberto Napoleão.
Criança é retirada com vida de escombros de casa que desabou em Petrópolis
Em Teresópolis, que também fica na Região Serrana, um deslizamento de terra, na comunidade da Coreia, matou Kayke dos Santos da Silva, de 8 anos. No fim da tarde deste sábado (23), bombeiros encontraram o corpo de Miguel Lopes Ricardo Ramos, de 14 anos, no mesmo local.
As outras mortes foram
A de um ambulante atingido por um raio, na sexta, no Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo, na Região dos Lagos. A vítima foi identificada como Kelwen Ramos, de 19 anos;
A do motorista de um caminhão que morreu afogado após o caminhão em que estava cair num rio em Santa Cruz da Serra, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. Carlos Roberto Mota Chagas, de 55 anos, ficou preso na cabine.
Em todo o estado, o Corpo de Bombeiros foi acionado para mais de 100 ocorrências relacionadas às chuvas. Pelo menos 90 pessoas foram resgatadas com vida. As ocorrências também incluem cortes de árvores, deslizamentos de terra, desabamento e inundações.
Apoio
O governador Cláudio Castro afirmou em entrevista coletiva no começo da tarde deste sábado que recebeu ligações do presidente Lula e do ministro da Defesa, José Múcio. Ele afirmou que o Governo Federal se colocou à disposição do poder estadual no atendimento e resgate das vítimas da chuva. Por enquanto, Castro afirma que não aceitou, mas não descarta o recebimento de auxílio.
“Estão 100% mobilizados para caso a gente precise. Estão de prontidão. Durante a madrugada, a chuva não causou mais tragédias”, disse Castro.
Ele afirmou ainda que não descarta uma parceria com o governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, para combater os efeitos do transbordamento de rios na fronteira entre os dois estados.
Mapa mostra local das mortes causadas pelas chuvas no Estado do Rio de Janeiro
Arte/g1
Previsão é de mais chuvas no RJ e no ES
A previsão é de mais chuva nas próximas horas para o Espírito Santo e o Rio de Janeiro – inclusive a Região Serrana, de acordo com o Climatempo.
A frente fria ainda atua na região da costa dos dois estados principalmente entre o Norte do RJ e o Sul do ES, disse o meteorologista Cesar Soares, do Climatempo, à GloboNews.
Previsão é de mais chuva no Rio de Janeiro para as próximas horas
Chuvas deixam 8 mortos no estado do Rio de Janeiro
Bookmark the permalink.