Programação no Parque Ecológico do Mico-Leão-Dourado, em Silva Jardim, começa às 9h deste sábado (3). Mico Leão Dourado adulto com filhotes nas costas
Andreia Martins/AMLD
Nesta sexta-feira (2) é celebrado o Dia Internacional do Mico-Leão-Dourado e, para comemorar a data, haverá uma programação especial neste sábado (3), a partir das 9h, no Parque Ecológico Mico-Leão-Dourado, em Silva Jardim.
Para participar do evento, aberto a toda a população, é necessário se inscrever pela internet. As atividades têm entrada gratuita.
As inscrições podem ser feitas no seguinte link: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSckDzWl1Oy4YIQz39R6YDRDL3o7z1boPa5DWCV1Fpt0ecJe8Q/viewform
A inscrição é individual e deve ser preenchida separadamente por cada um dos participantes.
“Os visitantes vão poder fazer trilhas guiadas, curtir nossos atrativos, como a Torre da Restauração, a Casa do Mico, o Mirante do Viaduto Vegetado, nossa exposição permanente, os painéis interativos, aula de yoga, almoço, música ao vivo com a Roda Dourada de Samba e o lançamento do livro “Atlântica: retratos, fragmentos e reminiscências da Mata Atlântica brasileira”, do fotógrafo Luis Palácios, que dará uma palestra sobre os bastidores da obra e do seu trabalho”, divulgou a organização do evento.
Confira a programação completa:
9:00 – Aula de Yoga
9:30 – Início das trilhas guiadas para os atrativos do parque (mirante do viaduto vegetado e torre da restauração ecológica)
11:00 – Abertura do secretário executivo da AMLD, Luís Paulo Ferraz
11:30 – Lançamento do livro “Atlântica: Retratos, Fragmentos e Reminiscências da Mata Atlântica Brasileira”, do fotógrafo Luis Palácios + Palestra sobre os bastidores do livro
12:30 – Almoço
13:00 – Música ao vivo | Roda Dourada de Samba
Sobre o Mico-Leão-Dourado
Micos da espécie costumam ficar com o mesmo companheiro(a) a vida toda e criam os filhotes juntos
Andreia Martins/AMLD
Em agosto de 2023, após censo populacional, a Associação Mico-Leão-Dourado (AMLD) informou que a população estimada de micos-leões-dourados (Leontopithecus rosalia) está em 4.800 indivíduos (Veja reportagem do Jornal Nacional no vídeo abaixo). A AMLD é uma das organizações integrantes do pacto pela restauração da Mata Atlântica no Brasil.
Depois da ameaça de extinção, aumenta a população de micos-leões-dourados no Brasil
Com cerca de 20 centímetros, o primata habita o bioma atlântico na baixada costeira do estado do Rio de Janeiro, em porções de floresta de até 500 metros de altitude. Quase extinto na década de 70, o animal ainda sofre com a fragmentação de seu habitat.
Micos-leões-dourados: descubra 5 curiosidades da espécie
O primeiro registro documento do mico-leão-dourado data o ano de 1519, segundo a Associação Mico-Leão-Dourado. A autoria é do aventureiro Antonio Pigafetta, cronista da expedição de Fernão de Magalhães, que fez a primeira circum-navegação do planeta.
Já o primeiro registro formal para ciência da espécie, entretanto, ocorreu em 1766. A espécie era chamada de sauí-piranga pelos indígenas, expressão que significa “mico vermelho”.
Dia Internacional do Mico-Leão-Dourado será celebrado com atividades gratuitas neste sábado; Inscrições abertas
Bookmark the permalink.