Defesa Civil registrou mais de 400 resgates neste ano e cinco mortes em praias da cidade. Evento começa às 9h, na altura da Avenida 1, em Maricá, e será aberto para toda a população
Bianca Chaboudet/g1
Na próxima terça-feira (25) é celebrado o Dia Mundial de Prevenção ao Afogamento, uma data para conscientizar e alertar a população sobre os riscos de acidentes em mares, lagoas, cachoeiras e piscinas. Neste domingo (23), o Projeto Marola Certa vai realizar na Praia de Itaipuaçu, em Maricá, na Região Metropolitana do Rio, uma ação para informar e capacitar os banhistas em situações de risco.
O evento começa às 9h, na altura da Avenida 1, e será aberto para toda a população. Os alunos e ex-alunos do projeto devem ir com o uniforme do Marola Certa, quem não possui deve ir com camisa azul royal.
A ação conta com palestras de especialistas, atividades e demonstrações práticas para que as pessoas saibam lidar com situações de afogamento.
Só neste ano o município já registrou 425 resgates e cinco pessoas morreram afogadas nas praias da cidade. A maior incidência foi em Itaipuaçu, em seguida Barra de Maricá e Ponta Negra. Os casos já ultrapassam todo o ano de 2022 quando foram feitos 335 salvamentos.
A cidade possui 46 quilômetros de orla e mais de 130 guarda-vidas da Defesa Civil atuando por escala. O mar da região é caracterizado por muitas correntes de retorno, a dica, caso o banhista seja carregado por uma corrente, é nunca nadar contra a correnteza para não se cansar. O segredo é manter a calma e aguardar o socorro.
“É importante sempre observar a bandeira que está na praia e procurar ficar perto de um posto guarda-vida. Com crianças a gente aconselha os pais a nunca deixarem elas longe, deixar a uma distância de um braço no máximo pra que ela não venha a correr nenhum risco”, disse a guarda-vida Lorena Ismael.
Praia de Itaipuaçu, em Maricá, recebe ação de prevenção e combate a afogamento
Bookmark the permalink.