Município registrou aumento de 78% no número de atendimentos a vítimas nos cinco primeiros meses deste ano. Campanha ‘Isso tem nome. E o nome disso é violência contra a mulher’ foi lançada em Maricá nesta sexta-feira (21)
Bianca Chaboudet/g1
Foi lançado nesta quinta-feira (20), em Maricá, na Região Metropolitana do Rio, a campanha “Isso tem nome. E o nome disso é violência contra a mulher”, uma ação de enfrentamento à violência doméstica, problema cada vez mais presente na cidade.
De acordo com a Secretaria de Políticas e Defesa dos Direitos das Mulheres, de janeiro a maio deste ano foram realizados 1.857 atendimentos na Casa da Mulher, número 78,55% maior que o registrado no mesmo período do ano passado. Nesses cinco primeiros meses, 12 mulheres precisaram de abrigamento ao terem que deixar suas casas por conta da violência sofrida.
A campanha lançada tem o objetivo de alertar mulheres para os sinais de violência doméstica, que não consiste somente na agressão física, mas está presente através da violência psicológica, moral, patrimonial e sexual.
O Grupamento Maria da Penha, da Guarda Municipal, já atuou em 298 chamados, 81 deles foram encaminhados à delegacia.
Nesta semana, o delegado da 82ª Delegacia de Polícia, Rafael Barcia, anunciou que em breve será criado no local o Núcleo Integrado de Atendimento à Mulher (NIAM), para melhorar o atendimento às vítimas.
A criação do núcleo é uma cobrança antiga de moradoras da cidade, e que será viável devido ao reforço no número de agentes através do Regime Adicional de Serviço (RAS), em vigor desde o início do mês, possibilitando uma média de seis policiais civis a mais de serviço por dia na delegacia.
As mulheres em situação de emergência podem solicitar apoio através do 153, número do Grupamento Maria da Penha de Maricá, ou pelo 180, a Central de Atendimento a Mulher. O Centro Especializado de Atendimento à Mulher (CEAM) também pode ser contactado para orientações e pedido de ajuda, o número é (21) 99107-9691.
Maricá lança campanha de enfrentamento à violência contra a mulher
Bookmark the permalink.