São três praias a mais do que o ano passado. Bandeira Azul hasteada na Praia do Forno, em Búzios, no RJ
Divulgação/Prefeitura
Doze praias do RJ foram escolhidas para receber a Bandeira Azul, um selo internacional de certificação da Foundation for Environmental Education (FEE), para a temporada 2024/2025. São três praias a mais do que o ano passado.
Diversos critérios são levados em consideração para a concessão do título, como a qualidade da água, a limpeza da praia, o valor cultural do local e o oferecimento de atividades de educação ambiental para a população. Para ter o selo, é preciso atender a 34 pré-requisitos.
Praias escolhidas
Azeda/Azedinha, Armação dos Búzios
Forno, Armação dos Búzios
Tucuns, Armação dos Búzios
Lagunas Caiçara, Arraial do Cabo
Peró, Cabo Frio
Ubás, Iguaba Grande
Sossego, Niterói
Prainha, Rio de Janeiro
Reserva, Rio de Janeiro
Grumari, Rio de Janeiro
Pedras de Sapiatiba, São Pedro da Aldeia
Itaúna, Saquarema
Prainha, Zona Oeste do Rio
Marcos Serra Lima/g1
O que é a Bandeira Azul
A Bandeira Azul concedida significa mais qualidade da água para os banhistas e moradores dos locais que obtiverem os certificados validados pelo júri internacional e eleva o turismo da cidade a uma nova categoria.
Cabana dos Pescadores entre as praias do Peró e das Conchas, em Cabo Frio, no RJ
Jhony Bianch
O programa que avalia as candidaturas conta com júri internacional e emite a certificação oficial dos vencedores do Hemisfério Sul no mês de novembro, quando se inicia a temporada de verão.
O certificado é reconhecido internacionalmente e tem como objetivo elevar o grau de conscientização da população e dos tomadores de decisão para a necessidade de se proteger o ambiente marinho e costeiro, além de incentivar a realização de ações que conduzam à resolução dos conflitos existentes.
Rio ganha mais uma praia limpa
Pequena faixa de areia tem visão para o Pão de Açúcar
Reprodução/TV Globo
Um cantinho escondido em um dos cartões postais mais famosos do Rio, a Praia da Glória tem atraído cada vez mais visitantes. Há 2 meses, a praia começou a ser monitorada. Estão sendo feitos testes de balneabilidade no local, e a notícia é ótima: a praia está própria para banho.
Os técnicos do Instituto Estadual do Ambiente (Inea) recolhem amostras da água e monitoram a qualidade.
“Além de a praia estar balneável, a gente pode afirmar que a vida marinha voltou nessa região. As tartarugas voltaram. Espécies marítimas que não tinham, como cavalo marinho e diversos outros tipos de peixe, também estão de volta”, fala Bernardo Rossi, secretário estadual de Ambiente e Sustentabilidade.
A faixa de areia na Glória é oficialmente a mais nova praia do estado. Uma solicitação dos próprios frequentadores.
“Quando eu era criança eu não vinha de jeito nenhum, porque era muito suja, e agora ela está limpa, tem até peixinho, tartaruga”, conta a produtora Fernanda Franco.
Doze praias do RJ ganham selo internacional de sustentabilidade; veja quais são
Bookmark the permalink.