A ação, que contou com o apoio da Secretaria Municipal de Ordem Pública do município, tem como objetivo coibir o uso de escapamentos com ruídos acima do limite permitido pela legislação. Escapamentos retirados das motos apreendidos na 129ª Delegacia de Polícia de Iguaba Grande
Polícia Civil
Durante uma operação da Polícia Civil em parceria com a Secretaria Municipal de Ordem Pública de Iguaba Grande, na Região dos Lagos, ao menos dezoito escapamentos irregulares de motocicletas foram apreendidos. A ação ocorreu nesta quinta-feira (20).
Segundo a Polícia Civil, a operação, chamada “Entrando pelo Cano”, visa coibir o uso de escapamentos com ruídos acima do limite permitido pela legislação em vigor, além de identificar possíveis autores de crimes na condução de veículos.
Nesta primeira fase da operação, foram abordadas dezenas de motocicletas e apreendidos dezoito escapamentos em desacordo com a legislação.
De acordo com a Polícia Civil, a operação de hoje marca o início de uma série de ações planejadas que serão realizadas ao longo do ano, com o objetivo de garantir a tranquilidade e segurança da população de Iguaba Grande.
Todos os veículos e seus respectivos condutores foram encaminhados para a 129ª Delegacia de Polícia de Iguaba Grande, onde foram realizadas pesquisas sobre possíveis antecedentes criminais, mas nada foi constatado.
Motocicletas levadas para a 129ª Delegacia de Polícia de Iguaba Grande
Polícia Civil
Os motociclistas foram liberados, porém autuados conforme o Código de Trânsito Brasileiro devido às adulterações nos escapamentos, que permaneceram apreendidos. A remoção das peças ficou a cargo da Secretaria Municipal de Segurança.
Escapamentos irregulares em motos são considerados infração grave, sendo punidos com multa, pontos na CNH e retenção do veículo.
O que é considerado irregular no escapamento de motos?
Escapamentos modificados para aumentar o barulho;
Escapamentos que não estão de acordo com as normas dos órgãos reguladores;
Escapamentos com descarga livre ou silenciador defeituoso.
Quais as penalidades?
Multa de R$ 195,23;
Cinco pontos na CNH;
Retenção do veículo até que a situação seja regularizada.
O que diz o Código de Trânsito Brasileiro (CTB)?
O artigo 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB) prevê que conduzir veículo com escapamento alterado é uma infração grave.
Polícia Civil apreende escapamentos irregulares de motocicletas em Iguaba Grande
Bookmark the permalink.